Viatura híbrida em segunda mão: um veículo que cai bem

O mercado das viaturas híbridas está em plena expansão. A comprová-lo estão os modelos recarregáveis, cujas vendas têm vindo a aumentar. Um sucesso que se explica pelas numerosas vantagens destes veículos.

  • Um motor polivalente: as viaturas híbridas combinam um motor térmico com um motor elétrico. O primeiro move o veículo a maior parte do tempo, ao passo que o segundo assegura as deslocações a baixa velocidade e assiste nas acelerações. Graças a este sistema, o condutor beneficia das vantagens das duas tecnologias.
  • Um veículo de baixo consumo: graças ao motor elétrico que assume a dianteira em velocidades baixas, uma viatura híbrida em segunda mão permite reduzir o consumo de combustível, de que resultarão poupanças fantásticas a longo prazo, tirando partido das emissões quase nulas de CO₂.
  • Uma viatura concebida para a cidade: na cidade, as viaturas híbridas em segunda mão funcionam principalmente com o motor elétrico. Isto permite conduzir com um silêncio absoluto e simplificar a condução, nomeadamente graças à ausência de um pedal de embraiagem na maioria dos modelos.

A viatura híbrida em segunda mão vai até ao infinito

Com quase 25.000 inscrições no ano passado, o Toyota Yaris Hybride é a grande estrela do mercado das viaturas híbridas em segunda mão. É preciso dizer que o condutor japonês domina este segmento, já que os C-HR Hybride, Auris Hybride e RAV4 Hybride fazem também parte dos veículos mais apetecíveis.

No mercado das viaturas híbridas em segunda mão, os modelos franceses não têm muito para se queixarem. Se o Peugeot 3008 Hybrid4 se afirma como um valor seguro, é também o caso do DS 5 Hybrid, da berlina Peugeot 508 Hybrid4 e do Peugeot 508 RXH, que fazem sombra aos modelos mais dispendiosos, como o Lexus RC e o Volkswagen Passat.

Embora menos notórias, as viaturas híbridas recarregáveis em segunda mão podem igualmente constituir uma alternativa com o híbrido clássico: nessa área, as estrelas do segmento são o Volvo XC60, o Toyota Prius PHEV e o Kia Niro Plugin Hybrid.