Comprar uma viatura em segunda mão a um particular

Para começar, é preciso ter em mente que um particular irá sempre apresentar um veículo mais barato do que um profissional. A negociação de preços será também mais fácil. Estas são as principais vantagens de comprar uma viatura em segunda mão a um particular. Mas — porque há sempre um mas — só a garantia de defeitos escondidos é suscetível de acontecer se comprar uma viatura em segunda mão a um particular.

Que diz a lei sobre defeitos escondidos?

Segundo a lei francesa, para recorrer a esta garantia na compra de um veículo em segunda mão a um particular, o defeito deve:

• Ser um defeito escondido, ou seja, não aparente no momento da compra da sua viatura em segunda mão;
• Tornar o bem inutilizável ou reduzir drasticamente a sua utilização;
• Existir no momento de aquisição.


Terá 2 anos para agir e poder provar o defeito. Em caso de litígio, as diligências podem ser longas e custosas. Por exemplo, se perceber mais tarde que o veículo sofreu um acidente, deverá provar que o vendedor tinha conhecimento do mesmo e que o escondeu deliberadamente. Não é fácil!

É por isto que não deve hesitar e fazer muitas perguntas ao vendedor.

Comprar uma viatura em segunda mão a um particular: questões importantes a fazer

Antes de um primeiro encontro, faça uma lista de todas as potenciais perguntas que vai fazer ao vendedor. Esta ajudará a que não se esqueça de algum ponto importante:

• Faça com que o vendedor descreva o estado geral da viatura e seus equipamentos. Aproveite para lhe perguntar sobre a origem do veículo, a razão da venda, se foi o único dono ou se já vai no enésimo, etc.

• Combine o encontro durante o dia, de preferência, para poder inspecionar todas as costuras da viatura, com boas condições de visibilidade.

• Não hesite em levar um amigo conhecedor de mecânica para o ajudar a verificar tudo corretamente.

• Peça para consultar o registo de manutenção, bem como todas as faturas das diferentes reparações efetuadas no veículo.

• E, claro, teste a viatura! Tente conduzi-la sobre todo o tipo de estrada para perceber as suas reações à aceleração e travagem, bem como o seu comportamento a grande velocidade. Brinque com a direção, o manípulo de velocidade, escute o motor com atenção — em suma, seja metódico.


Documentos exigíveis ao vendedor

Depois de ter efetuado todas estas verificações, o vendedor deve dar-lhe obrigatoriamente vários documentos administrativos:

• Certidão permanente automóvel com menos de 15 dias para garantir que não há qualquer oposição à venda (empréstimos, multas por pagar, etc.).

• Inspeção técnica com menos de 6 meses para os veículos com mais de 4 anos. O veículo deve ser aprovado na inspeção (sem reinspeção).

• Certificado de matrícula com a menção “vendido e data completa” rasurada, com assinatura legível.

• Certificado de venda devidamente preenchido, datado e assinado.


Porquê optar por comprar a sua viatura em segunda mão a um profissional?

Para que compre uma viatura em segunda mão com toda a tranquilidade, a SPOTICAR inspeciona com rigor cada um dos modelos antes de os apresentar. Para além de vos oferecer uma garantia que pode ir até aos 24 meses, asseguramos-lhe uma compra satisfeita ou com substituição.

A SPOTICAR dá-lhe acesso a uma rede de 60 concessionários e agentes. No momento da compra de uma viatura em segunda mão, aproveite ainda os inúmeros serviços exclusivos: ajuda ao financiamento, oferta de retoma do seu veículo atual, assistência 24/7 ou ainda empréstimo de veículo de substituição.

São inúmeras as razões para confiar em nós para comprar uma viatura em segunda mão.

 

 

spoticar
SPOTICAR
Comprar uma viatura em segunda mão a um particular permitir-lhe-á, de maneira geral, fazer algumas poupanças. Mas ao contrário de um profissional, não terá tantas garantias para o proteger. A SPOTICAR deixa-lhe alguns conselhos.