De que documentos precisa para vender a sua viatura?

A venda, bem como o dono de uma viatura, implica fornecer certos documentos ao novo proprietário e de informar a administração através de um serviço online. Hoje em dia, todas as operações ligadas ao certificado de matrícula não se fazem na Câmara Municipal ou nos Correios. Tudo é feito na Internet, no site ANTS – Agence Nationale des Titres Sécurisés.

Condições para proceder à venda da sua viatura em segunda mão

Antes de vender a sua viatura em segunda mão, deverá reunir várias condições-chave:

• Evidentemente, só o proprietário tem o direito de vender a sua viatura. O seu nome e apelido devem estar no certificado de matrícula. É impossível vender um veículo que esteja em leasing, pois não lhe pertence (pertence à entidade que faz o empréstimo).

• Em caso de mudança de casa depois da obtenção do certificado de matrícula, deve imperativamente efetuar a alteração de morada antes da venda. O certificado de matrícula deve mencionar a morada correta no momento da transação.

• A sua viatura em segunda mão tem mais de 4 anos? Nesse caso, deve entregar obrigatoriamente ao futuro proprietário a prova de aprovação recente na inspeção técnica (menos de 6 meses), sem reinspeção.


Proceda à declaração de cessação online

• Acabou o tempo das declarações de cessação por correio ou diretamente na Câmara Municipal, agora é tudo feito online no site da ANTS (https://ants.gouv.fr).

• Crie a vossa conta de utilizador e insira as diferentes informações do novo proprietário (nome, morada, etc.).

• Quando terminar o registo, pode descarregar e imprimir a certidão e o código de cessação a dar ao comprador.

Peças a reunir e a enviar ao novo proprietário

Eis uma lista de documentos obrigatórios para dar ao comprador no momento da venda da sua viatura em segunda mão:

• Exemplar n.º 2 do certificado de cessão (impresso em dois exemplares para sua atenção). Deve ser devidamente preenchido, datado e assinado pelas duas partes.

• Certificado de situação administrativa datada de menos de um mês.

• Certificado de matrícula rasurada com as referências “vendido + data completa (dia/mês/ano/hora)” e a sua assinatura.

• Inspeção técnica de menos de 6 meses, se a viatura tiver mais de 4 anos.

• Código de cessação, obtido através do site da ANTS.

Onde comprar a minha nova viatura em segunda mão?

Aconselhamo-lo a fazer a sua escolha num profissional. Com a SPOTICAR, dispõe de um vasto leque de modelos nos nossos 60 pontos de vendas espalhados por todo o país.

As nossas vantagens: possibilidade de retoma do seu veículo atual, viatura em segunda mão inspecionada, garantia até 2 anos, assistência e substituição de veículo em caso de problemas.

spoticar
SPOTICAR
Quer vender a sua viatura, mas não sabe que documentos deverá entregar ao novo proprietário e os procedimentos administrativos a seguir? A SPOTICAR guiá-lo-á no processo de venda da sua viatura em segunda mão para que seja com toda a tranquilidade.