10 conselhos para comprar a viatura em segunda mão certa

Como comprar a viatura em segunda mão certa?

Não há nada de complicado em comprar uma viatura em segunda mão, não obstante é necessário ter em mente algumas coisas para evitar erros clássicos e desilusões. Eis 10 conselhos da SPOTICAR para comprar a viatura em segunda mão certa.

1 – Conhecer as suas necessidades

Invista tempo a decidir o modelo de que está à procura. Um Renault Scénic a diesel em segunda mão, um Opel Corsa a gasolina em segunda mão e um DS 5 Hybrid 4 em segunda mão têm poucas coisas em comum. Precisa de 5 ou 7 lugares? Trata-se de um veículo familiar ou do segundo automóvel? Poderá diminuir a sua pegada ecológica ao adquirir um veículo elétrico ou um veículo híbrido Plug-In?

Consulte os nossos artigos:

Como escolher uma viatura em segunda mão?
Gasolina ou diesel, que viatura em segunda mão escolher?
Elétrica ou híbrida, que viatura em segunda mão escolher?


2 – Decidir um orçamento

Antes de iniciar a sua pesquisa, mais vale definir o montante total ou mensal que está preparado a dispensar para a sua viatura em segunda mão. Isto evitará com que perca tempo em viaturas demasiado dispendiosas ou, pelo contrário, abaixo das suas expetativas. Reflita igualmente sobre o modo de financiamento: a pronto ou empréstimo tradicional? Se adora mudar de viatura com frequência, pense em alugar em vez de comprar, uma fórmula que se tem desenvolvido rapidamente e que tem seduzido cada vez mais consumidores!

Consulte o nosso artigo: como financiar a sua viatura em segunda mão?

3 – Ter uma ideia da cotação automóvel

Para fazer a compra certa, é preciso conhecer os preços do mercado. Perca tempo a comparar online os diferentes preços dos modelos em segunda mão de que está à procura. Isto dar-lhe-á também espaço de manobra para negociar. E se tiver uma viatura para revenda, consulte igualmente a sua cotação e estimativa.

Consulte o nosso artigo: qual é a cotação da minha viatura?

4 – Verifique os pontos-chave da viatura em segunda mão

O estado geral do veículo deve ser inspecionado a fundo, e não apenas com uma vista de olhos rápida. Não pode escapar nada. Verifique que cada equipamento funciona, que nenhuma anomalia colocará entrave na condução e que não falta nada. Tanto para o interior como para o exterior, esteja atento! Assegure-se de que o veículo não sofreu nenhum acidente grave.

5 – Testar o veículo

Qualquer que seja o tipo de vendedor ou revendedor com o qual pretende comprar a sua viatura em segunda mão, tem o direito de testar a sua nova paixão antes de a comprar. Aproveite para testar a experiência de condução e verificar que a viatura corresponde ao que pretende.

Assegure-se de que:

• O veículo   funciona sem ruído anormal do motor ou da suspensão;
• A embraiagem não apresenta sinal de desgaste;
• Se as velocidades são acionadas corretamente;
• As emissões de gás de escape são normais;
• Não há indicadores de alerta iluminados no painel de instrumentos;
• Não há fugas de óleo ou de água visíveis.


6 – Faça perguntas, perguntas e mais perguntas

• Que quilometragem tem a viatura? (A comparar com o conta-quilómetros e o registo de manutenção);
• Que tipo de utilização teve a viatura?
• A viatura já sofreu algum acidente ou foi reparada?
• Qual é a data da manutenção mais recente?
• Porque é que quer vender esta viatura?
• O preço é negociável?
• Etc.


7 – Realizar devidamente os procedimentos administrativos

Qualquer compra de um veículo necessita de procedimentos administrativos e documentos: certificado de matrícula, certificado de cessão, certificado de situação (não-penhora), registo de manutenção, inspeção técnica, entre outros. Assegure-se de que não se esquece de nada e que investe tempo a tratar de tudo.

Leia o nosso artigo: quais são os documentos necessários para comprar um veículo em segunda mão?

8 – Ter consciência de que não se trata de um veículo novo

Quem diz “segunda mão”, diz viatura já utilizada. Os problemas mecânicos podem, por isso, aparecer rapidamente, fazendo surgir custos de reparação. Na verdade, isto explica o preço mais vantajoso, mas nunca se esqueça deste facto! Tanto mais que é difícil obter todas as garantias sobre o estado real do veículo em segunda mão, a menos que fale com um profissional.

9 – Leve o seu tempo a escolher a sua viatura em segunda mão

Não se precipite. Uma compra atrativa em termos de duração e de financiamento deve merecer de um período de pesquisa, de análise e de reflexão suficiente. Encontrou o Fiat 500 em segunda mão ou o Volkswagen Golf dos seus sonhos a preços incrivelmente competitivos e parecem estar em perfeito estado? Tire alguns dias para comparar, analisar e amadurecer a sua decisão.

10 – Comprar a sua viatura em segunda mão na SPOTICAR

A SPOTICAR é uma rede de 60 profissionais que lhe oferece uma garantia até 24 meses, assistência 24/7 e um compromisso “satisfação ou substituição”. Comprar a sua viatura em segunda mão nos agentes e concecionários da rede é fazer a escolha de uma compra com e graças uma relação de confiança.

Comprar uma viatura em segunda mão é, muitas vezes, financeiramente interessante em relação a uma viatura nova, com a condição de despistar algumas armadilhas. A SPOTICAR dá-lhe 10 conselhos para vos ajudar a ser bem-sucedido na sua compra.
SPOTICAR
Comprar uma viatura em segunda mão é, muitas vezes, financeiramente interessante em relação a uma viatura nova, com a condição de despistar algumas armadilhas. A SPOTICAR dá-lhe 10 conselhos para vos ajudar a ser bem-sucedido na sua compra.